Sobre


Eu sempre quis ter um blog onde eu ensinasse algo que eu sei de útil para quem quisesse aprender - só que eu nunca soube o quê. A ideia veio depois de um tempo que eu comecei a dar algumas explicações de Alemão no twitter de um FC que eu tinha mas flopou. (alle heulen)
Entrava lá e postava alguma coisa muito esporadicamente; fora que, quando alguém mandava replies com dúvidas, ou de algum amigo zoando puxando assunto, meu instinto atencioso me fazia parar o que quer que estivesse explicando para responder quem havia me mencionado.
Assim, ainda em parceria com minha irmã Ju, resolvemos criar um blog para postar "aulas decentes" - e com organização, que é sempre uma das minhas prioridades. Eis que o Schrei in Deutsch entrou no ar, em 23 de junho de 2011.

A ideia deste blog inicialmente era ensinar um pouco de Alemão aos fãs de Tokio Hotel; já que, graças à origem da banda, estamos constantemente em contato com a língua. Mas em pouco tempo eu já quis direcionar a qualquer pessoa que tenha interesse em aprender Alemão.
A intenção não é oferecer um curso, até porque eu não sou professora, mas apenas tentar fazer com que quem quer aprender entenda a teoria de um jeito mais fácil.

Eu mesma sou apaixonada pela Alemanha e sua língua desde que descobri que sou descendente, inclusive comecei a ouvir Tokio Hotel justamente por serem uma banda alemã.
Uma vez postaram um comentário no YouTube num dos vídeos que eu fiz para o blog, perguntando se eu tinha aprendido o idioma por causa da banda. A resposta seria sim e não. Não aprendi Alemão por causa da banda, mas sim graças à banda. E eu nem gosto mais de Tokio Hotel. As músicas do TH foram o primo contato que eu tive com a língua alemã, que eu queria falar desde os sete anos.
Aliás, TH não é mais a única banda alemã que eu escuto - nessa cesta já tem Wir Sind Helden, Silbermond Juli, Apollo 3, Sportfreunde Stiller, Nina Hagen, Die Ärzte, Rammstein e algumas mais.

Inicialmente, encontrei um curso gratuito ministrado pelo Centro de Estudo de Línguas Buenos Aires (CELBA) em São Paulo, mas quando pude ir lá ver, já não tinha mais vaga. Então, eu que sou uma pessoa muito insistente, decidi aprender de qualquer jeito. Por um longo tempo me limitei a aprender a cantar as músicas do TH (já que era o que tinha), o que já servia pra deixar as pessoas em volta de boca aberta quando me viam lendo ou copiando ou cantando alguma. Depois, um dia quando estava limpando as pastas no computador, achei um documento .pdf (que até hoje eu não sei de onde veio) que continha toda a gramática básica do Alemão e me atraquei. Em poucos meses já sabia algumas regras principais de cor. Foi nessa época que eu comecei a ir atrás de mais e mais coisas quanto eu achasse sobre a língua e me aprofundei bastante - ainda mais porque eu já tinha o projeto de criar um blog em mente.
Esta é a minha cara de paisagem :D
Meu nome é Yara Georgia. Sou paulistana, mas moro em Palmas (PR) e estudo Sistemas de Informação - sim, eu sou nerd e uso metáforas nerds e faço analogias nerds - e trabalho na Contabilidade de uma indústria de compensados. Meus amigos diziam que eu deveria fazer Letras, mas eu detesto literatura e já sou neurótica o bastante com português/inglês/alemão sendo leiga, imagine se resolvesse me profissionalizar.
Além de Português, Inglês e Alemão, também falo Espanhol (apesar de estar um pouco "enferrujado" por falta de prática) e Italiano.
Sou uma escritora compulsiva; escrevo aqui no blog, escrevo crônicas, componho letras de músicas, já escrevi muitas fanfics, sou uma péssima poetisa (talvez me encaixe no estilo Modernista?) e mais recentemente resolvi enveredar na ficção 100% original ~recuse imitações~. Aprendi a editar imagens e não sei mais o que é publicar uma foto sem dar um retoque, amo programar (especialmente para web *-*), aprendi sozinha a tocar um pouquinho (bem inho) de violão, mas prefiro baixo e adoro cantar (tanto que estou constantemente fazendo isso) - e quando eu ia aos encontros de fãs em São Paulo e começava a cantar as músicas em Alemão, muita gente achava que há anos eu fazia curso.
E tudo o que eu escrevo em cinza é sumariamente ignorável.
Eu confesso: não tenho memória RAM. Então chega uma hora na vida em que dá uns bugs no multitarefa e algumas paradas travam e param de funcionar. Então esses lindos aí embaixo dão uma mãozinha pra manter tudo em cima:

Camila Borborema

Professora (de História)
Rio de Janeiro, RJ
Patrulha o grupo do blog no Facebook
Camila

Dalton Bladt

Universitário (de Engenharia Mecânica)
Pato Branco, PR
Assumiu a parte musical do blog e fará a voz nos exemplos das futuras videoaulas
Dalton

Guilherme Rodrigues

Veterinário
Uberlândia, MG
Faz chover meteoros na página do Facebook e responsável pelas receitas e o conteúdo mais diversificado no blog
Guilherme

Leandro Felix da Silva

Programador
Porto Velho, RO
Comanda os grupos do blog no WhatsApp

Yara Georgia

Contabilista, Universitária (de Sistemas de Informação) e meio freelancer
Palmas, PR
Fundadora, redatora, editora, webmaster, CEO, consultora, marketeira, relações públicas e tudo o mais
Yara

Juliana

Juliana Salles

Minha irmã postiça :3
Rio de Janeiro, RJ
Monumento em homenagem por ter criado o blog.
Não, nunca fiz curso algum de Alemão. Tudo o que eu sei hoje eu aprendi na garra, indo atrás, pesquisando e decorando muita coisa. Comecei ouvindo Tokio Hotel e depois mandando gramática pra dentro. Difícil? Não achei.
Eu só achava que falava mal pra caramba antes de, em abril de 2013, conhecer uma menina alemã, conversar com ela e ouvir que eu falo muito bem.
Costumo achar bem fáceis as coisas que eu amo fazer, como é o caso (e muitas que eu não gosto também). E é mais ou menos isso que eu tento mostrar pra quem lê (:

Em tempo: Eu sei que o correto seria dizer "schrei AUF Deutsch", mas eu não sabia disso quando criei o blog - e agora eu já paguei domínio, já tenho meus resultados no Google, meu lugar ao sol, minhas URLs que não dá para alterar, então é completamente inviável trocar o endereço a essa altura do campeonato. Bem, a Coca-Cola não mudou de nome quando substituiu a cocaína da fórmula original pela cafeína, oder? Estou no lucro. ;)
Hey du! Novo(a) por aqui? Não perca nenhuma aula - vá direto ao primeiro post!